sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O que eu achei 03: O Único e Eterno Rei - A espada na pedra


Histórias infanto-juvenis sempre atraíram minha atenção.  Elas sempre trouxeram aquilo que o livro voltado ao público adulto deixou por muito tempo de lado no meu restrito olhar de leitora. Na verdade as opções de leitura que me ofereciam é que não tinham a tal coisa que sempre me atraiu nos livros. Mas se tratando de livros para jovens era muito mais fácil de achar. Tudo bem, eu já consigo entender que fantasia não está ligado diretamente a livros para jovens, mas a descoberta de um outro tipo de literatura infanto-juvenil foi bem mais interessante.
Outro tipo digo pois se olharmos livros como O Único e Eterno Rei teremos uma forma bem diferente da atual de contar histórias para crianças. A mesma coisa que chamou minha atenção a histórias como Narnia e o Hobbit. Hoje lemos essas histórias e dizemos que não são histórias para crianças. Mas na verdade elas já foram, o que mudou na verdade, suponho, foram as nossas crianças e também nós adultos.
Em “O Único e Eterno Rei - A espada na pedra” que reconta a clássica história do Rei Artur me senti inundada em um mundo de novas informações e experiências. É diferente de ler um livro atual que é ligeiro e cheio emoção. Eu achei aquele livro mais cheio de conhecimento. Sobre pássaros, sobre peixes e formigas. Sobre uma infinidade de coisas que desconhecia.
A leitura foi mais lenta, havia muita coisa na qual prestar atenção. Foi inclusive difícil vencer as primeiras páginas e me acostumar com um novo padrão. O anacronismo de Merlin a sinceridade de Wart. Na verdade todos os personagens me transmitiram uma sinceridade incrível dentro daquilo que lhes foi colocado como sua própria personalidade. Personagens quase tangíveis e mesmo assim dentro de toda a fantasia para qual o livro nos leva. Um livro que pra mim foi trabalhoso de ler e vejo que para outras pessoas também quando vejo a taxa de abandono dele no skoob, mas chegar ao fim valeu realmente a pena.

Um comentário:

  1. E foi o meeeeeu livro que ela leu! Orgulho pleno <3
    Realmente, concordo contigo: é um livro repleto de conhecimentos novos. Infelizmente ainda não tenho os outros volumes (são mais quatro além desse). Você não comentou sobre as ilustrações belíssimas do Alan Lee!

    ResponderExcluir