quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Meu mundinho confortável


Nossa, isso foi um tapa na minha cara nesse extrato momento. Ouvindo um podcast e tentando trabalhar me dei conta da razão pela qual estou com tanta resistência ao livro que estou lendo no momento ‘Further under the duvet’ da Marian Keyes. Me acomodei no meu mundinho de literatura fantástica e me recusei a sair dele. Me agarrei mesmo, gritei e esperneei e só depois de muitas lágrimas é que entendi. Eu tenho lido alguns artigos na internet e vejo como autores que admiro tanto pelo talento demonstrado nas histórias quanto por aqueles que conseguiram conquistar seu espaço no mercado, mesmo que eu não seja tão fã de suas obras. Nesses artigos o óbvio sempre vem a tona: quer se tornar um escritor, leia e leia muito. Pesquise e aprenda.
É claro que eu posso e desejo aprender muito  dentro do tipo de literatura que mais me agrada, mas essa parede que ergui em torno dos outros tipos era sufocante e esnobe. Afinal quem sou eu para olhar com olhos não críticos, mas julgadores os outros estilos?
‘Further under the duvet” é um típico caso desses. Eu não o escolhi, nem o conhecia apesar de já conhecer a autora de nome e até em algum momento ter despertado um leve interesse em realmente conhecer sua obra, nunca o fiz. Aceitei a leitura por recomendação de uma amiga muito mais pelo vocabulário e raciocínio rápido em inglês que ele poderia me acrescentar. Só que a leitura não flui da maneira que os outros livros que eu estava lendo. Principalmente pelos assunto abordados pela autora.
Para começar, não é um romance. E sim uma coletânea de artigos de jornal ao longo de vários anos. Segundo, quando você tá querendo ler sobre mundos fantásticos, coisas inexplicáveis e afins ler um livro de mais de 300 páginas que fala sobre como a autora gosta de spas e produtos de beleza e as aventuras da autora mundo a fora, é em algumas momentos engraçado mas muitas vezes simplesmente irritante.
Mas aí você pode me perguntar: Por que ler algo quando você quer ler outro? Por que eu sempre vou querer ler literatura fantástica. Meu mundinho confortável. E as vezes é bom sair da minha própria bolha mesmo que isso cause um certo desconforto, gere uma mudança e assim de certa forma  um desenvolvimento na minha maneira de ver as coisas. Espero que principalmente isso me inspire mais do que me frustre.  Claro, vou continuar tendo certas barreiras impostas por mim a determinados livros, mas acho que a tentativa já é válida.

O pensamento pareceu tão breve enquanto o texto ficou bem extenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário