sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O que eu achei 05: Amanhã - O silêncio da noite


O segundo livro da série amanhã continua de onde o último parou e não muda muito as coisas. Tanto do jeito de narrar quanto ao andamento da história está tudo lá como no início. A guerra continua, as crueldades continuam. As coisas acontecem um pouco como eu imagino que seria na realidade. Introdução de personagens que parecem pouco acrescentar, situações e riscos desnecessários, mas que eventualmente acabam acontecendo com um grupo tão inexperiente. O cansaço físico e psicológico impedido de enxergar e entender aquilo que está debaixo do nariz deles. Por esse lado o livro é bem interessante. A única coisa que me incomodou é a sensação de que o autor guardou toda a ação para as últimas páginas do livro. Por isso o  meio ficou arrastado e repetitivo. Eu compreendo que as pessoas sentem e fazem coisas contraditórias e irrelevantes, mas quando se conta uma história ou pelo menos quando eu leio uma história espero mais do que narração de coisas que se contradizem logo depois. Um exemplo disso é a descrição da narradora em determinado ponto tão empolgante e vibrante que você acaba achando que algo vai sair de tal resolução quando no paragrafo seguinte aquilo esfria e se torna em um sentimento de pura tristeza e desolação. E o que aconteceu com as últimas 4 páginas que eu li? Não deram em nada.
Eu esperava um pouco mais do livro como um todo, mas ele foi só uma preparação um pouco confusa e repetitiva para os capítulos finais. Mas ainda estou interessada em saber o que vem em seguida. Que venha o livro 3 “No terceiro dia, a  geada”

Nenhum comentário:

Postar um comentário