domingo, 20 de novembro de 2011

Fantasia: livros, cinema e tv

Interessante como a fantasia está ganhando mais espaço e força nos cinemas e nos livros. E de uma maneira diferente da que tínhamos anos atrás onde era tudo feito de qualquer jeito sem nenhuma pretensão de ser realmente bom. Algo de criança. Nunca um lançamento que levaria tantas pessoas aos cinemas ou que mudaria o cenário dos leitores no Brasil. Sei que tem muita gente que ainda não tem acesso a leitura ou mesmo interesse por livros ainda, mas temos que admitir que as coisas estão mudando e assim ajudando a movimentar a roda e ver as coisas mudarem ainda mais. Consumindo grandes nomes lá de fora e criando grandes nomes aqui dentro.
É muito bonito ver o cuidado na produção de histórias como Senhor dos Anéis, até mesmo Harry Potter e Crepúsculo são tratados nos cinemas hoje. Mesmo não sendo fã dos últimos dois devo admitir que deram uma ajuda enorme a essa mudança de cenário. E o lindo trabalho que está sendo feito com O Hobbit. Indescritível! Infelizmente eu não posso colocar Narnia no mesmo patamar. Por que apesar do belo trabalho no primeiro filme as alterações feitas deixaram as histórias fracas e não cativaram como outros do gênero.
E além do cinema e livros chegamos também a tv! Hoje eu conheci duas séries interessantes. Grimm e Once upon a time.
Incrível como vem tudo junto em uma tacada só. Uma febre de vampiros, uma não tão grande de anjos e agora todos voltam seus olhos para os contos de fadas. Dois filmes só da branca de neve para o mesmo ano? E isso também chegou a tv e temos duas séries que tratam especificamente de contos de fada. Tudo bem, vamos jogá-las todas na mesma história e fazer um mix, o que eu não sou necessariamente uma fã, mas que pode funcionar por um tempo.
Falando de Grimm, eu não posso deixar passar que a primeira impressão que tive ao ver foi de que parecia uma imitação de Supernatural. Só que ao contrário desta, teremos outra sorte de seres fantásticos surgindo. Assisti a dois capítulos e parece interessante até o momento. Vou continuar conferindo pra ver no que vai dar.
Once upon a time começa meio fraco na minha opinião. Não gostei da Branca de Neve, do vestido da fada azul, dos anões e do jeito meio canastrão do príncipe que por falta de nome recebe o nome genérico usado em Shrek. Mas melhora e muito nas cenas de Emma e seu filho. Até a bruxa ficou muito melhor no nosso mundo do que na versão fairy. O fim do piloto me deixou melhor impressão do que Gremm.
Espero que as duas séries consigam amadurecer e se encontrar, criar identidade própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário