terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um feliz natal para todos


Tenho ouvido muito nesses últimos anos sobre como não comemorar o natal. Por que não comemorar o natal e como seria errado comemorar o natal.
Realmente Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro.  Realmente essa era época utilizada para celebrar rituais não cristãos. Isso está muito claro pra mim.
Está claro para mim também eu muito dos símbolos usados hoje tem origem não cristã. Pinheiros com enfeites, guirlandas nas portas, um grande banquete de celebração, tudo isso começou bem antes da celebração do natal.
Mas na verdade eu me reservo o direito de não discutir esses tópicos  específicos. Simplesmente porque eu não aguento legalismos nem de quem crê e muito menos de quem não crê (ou seria o contrário). Sabe por que?

“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.”

Por que a mais de 2 mil anos, três homens que talvez nem conhecessem a Deus como ele nos deu a conhecer através da bíblia atravessaram terras (e Deus sabe o como era duro viajar naquela época) seguindo  profecias e uma estrela para adorá-lo na ocasião de seu nascimento e não somente quando sua glória foi manifestada ao mundo.

“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.”

Eu comemoro o natal, por que Deus celebrou o primeiro natal enviando anjos para que cantassem as boas novas a altas vozes para que todos pudessem ouvir. Eu comemoro porque sei que Deus me chamou assim como chamou aqueles pastores que largaram tudo o que faziam para ver pessoalmente a melhor coisa que poderia ter acontecido no mundo. A promessa cumprida diante de seus olhos. 
          
“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

Eu comemoro e desejo um Feliz Natal a todos que encontro por que essa é a minha maneira de glorificar o nome do Senhor dos Senhores em um dia que mesmo não sendo o Dia,  é um dia oportuno onde todos estão mais propensos a ouvir falar de Deus. E glória a Deus por isso! Comemoro o natal no dia 25 de dezembro por que quero usar todas as oportunidades que tenho para cumprir meu chamado e levar o Evangelho até os confins da terra.
Mas hoje o natal é puramente comercial, dizem uns. Sim eu concordo. Mas sabe por que ficou desse jeito? Por que quem deveria dar as verdadeiras honras ao Senhor de todas as coisas não está disposto a usar essa grande oportunidade para falar daquele a quem amam.
Exatamente por isso eu digo:
                           Feliz natal a todos!

Que a começar por este dia vocês se recordem de Jesus, pois começando pelo seu nascimento relembraremos suas palavras e seu sacrifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário